terça-feira, 17 de março de 2009

Circulação nas rotundas

Como sabem Viseu é conhecida como a cidade das rotundas. Quando ando pelo país já ouvi essa expressão diversas vezes. Costumo dizer que a rotunda é uma boa solução, uma vez que permite uma maior fluidez de trânsito em comparação com os vulgares cruzamentos e funciona em "auto-gestão" ao contrário dos semáforos que necessitam de intervenção de terceiros para estarem a funcionar correctamente.
Já agora a rotunda é um cruzamento circular de duas ou mais vias públicas.
Na minha opinião Viseu é também um exemplo, no bom sentido, na sinalização horizontal que existe nas vias de acesso às rotundas, pois é frequente noutras localidades verificar que essa sinalização está incorrecta.
De uma maneira geral as "nossas" rotundas são suficientemente largas e com boa visibilidade, além de bonitas.
Então qual a razão de ser deste texto ?
Pois como não podia deixar de ser a razão é o Sr. condutor, como dizem os Sr.s agentes da brigada de trânsito ( já não se chama assim ), ou seja o factor humano.
Com as condições já mencionadas era para não haver queixas quanto à circulação nas rotundas de Viseu, no entanto é frequente ver manobras muito perigosas dentro das mesmas. Quer pelo simples facto das manobras não serem sinalizadas, mas sobretudo pelo facto de muitos condutores entrarem " a matar" nas rotundas sem qualquer intenção de abrandarem a marcha para verificarem se não há ninguém a circular dentro das mesmas. Estes senhores e senhoras são autênticos assassinos que deveriam ser punidos com penas "pesadas"; tipo darem 1000 voltas seguidas a uma rotunda, escrever 1000 vezes num quadro "devo abrandar a marcha ao aproximar-me de uma rotunda e verificar se não se encontra ninguém com prioridade a circular dentro dela", ou melhor ainda como último castigo, em vez de travarmos quando aparecem esses indivíduos à nossa frente, fazermos como os carrinhos de choque e darmos assim um encontrão para ficarem com a viatura virada ao contrário.
Já agora e porque a internet está cheia de preciosidades, ficam o link para o Blog "As mais belas rotundas de Portugal". Imaginem !

Link

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual o castigo dado ao Dr.Fernando Ruas por circular na Avenida da Europa em excesso de velocidade? Devem todos os que violam as normas receber o mesmo tipo de condenação?!
O exemplo deveria vir de cima , mas infelizmente as nossas autoridades neste caso até fecharam os olhos...porque um VIP é um VIP...

Sérgio Rodrigues disse...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns na medida em que o feedback em relação á sinalização vertical é positivo.
Por outro lado não posso deixar de concordar com o comentário anterior